Pular para o conteúdo principal

Contar com um software comercial para lojas e Food Service vale a pena?



Empreendedor deve levar em consideração alguns fatores antes de colocar a mão no bolso

Quem busca otimizar a gestão de seu negócio pode optar por sair das planilhas e investir em softwares de automação comercial. É uma solução que vale a pena: é possível aperfeiçoar a operação da empresa sem empregar recursos próprios. Dessa forma, os custos de aquisição dos programas são cobertos com os rendimentos proporcionados pela melhor gestão do tempo, aumento da produtividade, etc.

Neste artigo, você vai entender certinho como funciona um software comercial e as vantagens de usá-lo no seu negócio!

Como o software comercial pode ser útil ao seu negócio?

Para um bom gerenciamento, eles são úteis no dia a dia da empresa para automatizar, facilitar e acelerar processos que, se fossem realizados por pessoas, seriam impossíveis ou, pelo menos demorariam bem mais ou estariam propensos a erros.

Mas por que contratar softwares comerciais? Você até pode desenvolver seus próprios programas ou utilizar planilhas para fazer toda a gestão do seu negócio, porém essas alternativas nem sempre são práticas. Apesar de eliminar um gasto, o barato pode acabar saindo caro.

O uso de um software comercial impulsiona a produtividade, o que faz com que o dinheiro investido nele retorne rapidamente.

É o caso, por exemplo, do software PDV Legal da Tablet Cloud. O programa possui gestão financeira, cadastro de produtos, tabela de preços, parâmetros de usabilidade e controle de documentos fiscais emitidos, entre outras funcionalidades. Assim, os processos de venda e a emissão de comprovantes ficam muito mais ágeis, gerando economia de tempo e, consequentemente, mais lucro. O produto é ideal para os mercados de alimentação e varejo. Conheça tudo sobre o PDV Legal! 

Faça as contas para avaliar o investimento

É claro que é necessário fazer as contas para saber se o investimento realmente vale a pena. Você deve calcular o custo/benefício da aquisição da licença para utilização do programa, considerando o tempo e o dinheiro utilizados em meios próprios.

À primeira vista, pode ser que comprar uma licença de software comercial pareça desnecessária. Mas quanto vai custar o tempo de quem desenvolverá e cuidará das atualizações do sistema próprio que você pretende implantar no seu negócio?

Além disso, é preciso considerar também que controles manuais, como em planilhas e aplicativos mais simples estão mais sujeitos a erros. E erros na hora de controlar as finanças podem ser bastante perigosos. Em geral, softwares comerciais são mais confiáveis justamente por serem pensados, criados e desenvolvidos visando a comercialização.


O software deve ser adequado às suas necessidades


De nada adianta você decidir investir em um software comercial e acabar optando por um que não atende às suas necessidades. É preciso conhecer a finalidade do programa e todas as suas funcionalidades. Assim, você não corre o risco de fazer um investimento errado. Se você precisa automatizar os processos da frente de caixa, por exemplo, o aplicativo precisa cumprir esse papel.

Aliás, uma funcionalidade muito importante e que precisa ser levada em consideração é a manutenção da arquitetura completa na nuvem. Com isso, o software utiliza a internet para comunicação, mas o cliente não fica na mão caso falte sinal. Dessa forma, é possível trabalhar também offline sem prejudicar o andamento dos negócios. Confira como funciona o PDV Legal aqui!



Preocupação zero com manutenção do sistema

Outra vantagem a ser considerada é que, com o software comercial, você não precisa se preocupar com as atualizações e melhorias. Isso é responsabilidade da empresa desenvolvedora. Portanto, você fica livre dessa tarefa para usufruir de todos os benefícios que a plataforma oferece, sem precisar ficar cuidando das melhorias do aplicativo, somente da gestão e nutrição.

Sendo assim, avalie se a ferramenta desejada oferece manuais e suporte online para você utilizar da melhor maneira possível. Assim, será possível tirar dúvidas e solucionar problemas ou inconsistências no produto sempre que necessário, de uma forma prática, rápida e eficiente.


Afinal, software comercial vale a pena ou não?

Esta é uma decisão que você deve tomar com base nas características e necessidades do seu negócio, nos seus objetivos para o empreendimento e no dinheiro disponível para investir. Mas não perca de vista, como apresentamos aqui, a ideia de que a automação dos processos pode potencializar os resultados e, assim, cobrir os custos com a aquisição de um software comercial. Assim, faça as contas e bons negócios.

Sua empresa já está totalmente automatizada, conquistando assim os resultados desejados? Para receber mais informações sobre esse assunto tão importante e sobre a solução para PDV e retaguarda na nuvem da Tablet Cloud, basta preencher o nosso formulário!

Comentários